![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhC3nUEe7xHYEGfzmnnlG0UasrIMOK-OEgMAeKA43RgyfmeToXlSIJsUfVWLYM9kpNziCTzJmXMl_xt-nQZes0QRLgiSVWZIZXgx-XTthaSM71TSzj0LZbOBDOGOb-6tuqYwyzq/s400/Limiana+-1.jpg)
Em 2007, surgiram duas novas publicações periódicas, ligadas a Instituições que usam o nome de Ponte de Lima nas suas designações.
Por iniciativa da Casa do Concelho de Ponte de Lima, apareceu a “Limiana – Revista de Informação Cultura e Turismo”. Com forte dinamismo, sob a direcção de José Pereira Fernandes e Irene Vieira Rua, vai já no quinto número.
É a segunda “Limiana”: entre 1912 e 1917, chefiada por Júlio de Lemos e Severino de Faria, dois nomes que fazem parte do nosso património plumitivo, foi publicada a “Limiana – Revista literária pontelimense”.
Estas duas revistas têm em comum, para além do título similar, o facto de não possuírem a sua administração e redacção no território concelhio. A primeira partia de Viana do Castelo, onde os seus mentores estavam radicados, a actual chega-nos de Lisboa. Por certo, o tempo de que uma necessitava e a outra precisa para nos aparecerem, será também idêntico. Coisas das épocas que com as suas antíteses nos dão por um lado o que nos retiram pelo outro: chegamos mais depressa mas temos menos tempo.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgy-4WJiRvvSHHGww24CRZasFDyuGbmNGP5aGJgGYegx7_YsPnihIzsQX5K0kmf6SXkfxoSvYDedx7BxRF1lhdYbkSh573VUnEX2qTxiDkogIu_dJeZebkYFfOLkoFa-5rXB8ys/s200/Bombeiros+-+Breve+Mem%C3%B3ria+Hist%C3%B3rica.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEif7iPFOFODVX1vqibXJcURx5s9vg6enfl9zQD5OZSPottzYkBUscUPB6HIpNhPKRSPSGBJtlsBZ-5qyfsePN1bBVobopNNK9BfGLURb_y9rkW5xTkYhx_TclZ4LGNDufQpuGdc/s200/Bombeiros+100+anos.jpg)
No ano do seu centésimo vigésimo aniversário, os Bombeiros Voluntários de Ponte de Lima decidiram avançar com um Anuário, de que já falamos. Posteriormente, um dos textos saiu em separata, a “Breve Memória Histórica”, da autoria de Adelino Tito de Morais, com significativa informação da vida dos nossos bombeiros.
Em 1987, lembrando os 100 anos da benemérita associação, foi apresentada uma revista, número único, onde, então, Adelino Tito de Morais incluía a primeira versão deste seu estudo.
Sem comentários:
Enviar um comentário