sexta-feira, 28 de dezembro de 2007

WILLIAM WITHERING EM LISBOA - Cartas Inéditas ao Abade Correia da Serra


Não surpreende. Na senda de “Gota – o tormento de António Feijó (uma digressão médica pelo legado epistolar deste poeta)”, 2004, “Norton de Matos Versus Egas Moniz - Um Duelo Histórico”, 2005, o terceiro livro de João de Araújo Pimenta, “William Withering em Lisboa – Cartas inéditas ao Abade Correia da Serra”, confirma um investigador escrupuloso, que apresenta numa escrita atraente o fruto das suas pesquisas.
Neste ensaio, baseado em 5 cartas, de William Withering ao Abade Correia da Serra, que o autor adquiriu em 1994, João de Araújo Pimenta alarga a urdidura, encontra ligações aos ponte-limenses Manuel de Lima Bezerra, Conde da Barca e Cardeal Saraiva, leva-nos, quase em ambiente romanesco, à descoberta do contexto pessoal, social e histórico dos retratados.
É uma obra de interesse diversificado, onde sobressaem a formação profissional e os conhecimentos culturais múltiplos do escritor, sendo de inteira justeza as palavras autorizadas de Serafim Guimarães e Salvato Trigo sobre o autor com quem partilham e enriquecem as páginas desta recente edição.

Sem comentários: