sábado, 3 de dezembro de 2011

EUNICE MUÑOZ

[Desenho de Amarelhe. Tarquínio Vieira é o segundo e Eunice Muñoz a sexta, do lado direito]


Quase se pode dizer que nasceu a representar esta fabulosa actriz que em 1941, integrada na Companhia Rey Colaço-Robles Monteiro, fez parte do elenco que, a partir do dia 28 de Novembro no Teatro Nacional D. Maria II, corporizou a peça de Virgínia Vitorino, Vendaval.
Nesse mesmo dia, Tarquínio Vieira completava 47 anos de idade e, ao que sabemos, não se encontrava a actuar. Vem a fazer parte, no ano seguinte, da Companhia de Francisco Ribeiro (Ribeirinho) que iniciou a época em Fevereiro, no Teatro Variedades, em Lisboa, e, para além de outros locais, se apresentou no Teatro Sá da Bandeira, no Porto, e, no regresso a Lisboa, se instalou no Teatro Avenida.
Eunice Muñoz e Tarquínio Vieira pertenceram, em 3 anos consecutivos, a mesma Companhia Teatral. Em 1944, encontraram-se no Teatro Variedades, em Lisboa, na Empresa António Macedo, e participaram na peça Testa de Ponte. No ano seguinte, na Companhia de Maria Matos, actuaram no Teatro Avenida, em Lisboa, e no Sá da Bandeira, no Porto, em diversas peças. Em 1946, no Teatro Apolo, em Lisboa, incluíram o elenco da Companhia Os Cómicos Populares, representando as peças A Madrinha de Charley e Cuidado com a Bernarda.

4 comentários:

Pedro Amorim disse...

Desconhecia a importancia que o actor limiano Tarquinio Vieira teve a nivel nacional. Ouvia falar dele. Pelo que me disseram o poeta Teofilo Carneiro dedicou-lhe uma das suas poesias.


Pedro Amorim

José Sousa Vieira disse...

Caro Sr. Pedro Amorim:

Com publicação inicial do nº. 20 do jornal Democracia do lima, de 22 de Maio de 1921, Teófilo Carneiro dedicou o seu poema Ode ao Sol a Tarquínio Vieira.

Cump.

Pedro Amorim disse...

Agradeço a informação do sr.José Vieira.
Na minha modéstia opinião penso que o actor Tarquinio Vieira merecia outro reconhecimento pela terra que o viu nascer.
Na medida que foi um actor de teatro que marcou a sua época.

Pedro Amorim

Anónimo disse...

Para quando um trabalho bibliografico sobre a vida do actor Tarquinio Vieira ?
Trata-se de um acto de justiça.
Nunca tivemos um actor de teatro com a sua grandeza.