quinta-feira, 15 de março de 2012

Rasgos de Solidão




Rasgos de Solidão, o filme da limiana Susana Luciano, é um dos inscritos no Cannes Curta-metragem.  Está incluído no catálogo do Short Film Corner, e entre os participantes encontram-se outros portugueses: Nuno Prudêncio, com Sob; Cláudio Sá, com Lágrimas de um Palhaço; Adriana Martins da Silva, com A Linha; Hugo Costa, com O Grito; Dinis M. Costa, com Ensaio; João Pedro Rodrigues, com  Matin de La Saint-Antoine (coprodução com França); Regina Pessoa, com Kali Le Petit Vampire (coprodução com França).
Assim, no Cannes Curto 2012, que, de acordo com a organização, “reúne numa dinâmica complementar a competição das curtas-metragens e o Short Film Corner”, Portugal vê o seu nome mencionado, pelo menos, 8 vezes. Não se encontrando na parte competitiva (dos 10 candidatos à Palma de Ouro, saídos dos 4.500 concorrentes, nenhum é luso), nos 1882 filmes presentes no Short Film Corner todos os acima mencionados estão incluídos.




(actualizado em 2012.06.23)

13 comentários:

Anónimo disse...

Interessante ver uma nova geração a fazer coisas na nossa terra.
Olhem pela cultura .Porque sem cultura não há mais nada!

LS disse...

Gostaria de saber se os autores do projecto o deram a conhecer ao responsaveis autarquicos de Ponte de Lima ? ...

LS

Anónimo disse...

Não existe qualquer menção a qualquer filme Rasgos de Solidão de Susana Luciano no Cannes Court Métrage 2012.

O filme foi inscrito,mas não surge registo da selecção.

José Sousa Vieira disse...

A curta-metragem Rasgos de Solidão está incluída no Catálogo do Short Film Corner. Poderá ver, neste blogue, nota da participação portuguesa.

Anónimo disse...

Vocês estão a difundir um equívoco. O filme simplesmente não foi seleccionado, e o catálogo refere todos os filmes inscritos, e mesmo assim não se encontra qualquer referência a Susana Luciano, Rasgos de Solidão, ou Portugal.

Queiram verificar.

Cordialmente

Anónimo disse...

Há oito presenças portugueses, pelo menos, no Short Film Corner, do Festival de Cannes 2012. Pode verificar em: http://limianismo.blogspot.pt/2012/05/festival-de-cinema-de-cannes-2012.html (e no Catálogo na página http://registration.cannescourtmetrage.com/FilmCatalog.aspx) .
Creio que está a fazer uma confusão entre a Selecção Oficial do Festival (nas curtas individuais, 10 filmes seleccionados) e o Short Film Corner.
Mas essa confusão, infelizmente, parece estar generalizada.

José Sousa Vieira

Anónimo disse...

Caro José


Pela última vez, em abono da verdade:

Esta é a LISTA OFICIAL DAS CURTAS-METRAGENS SELECCIONADAS:

CE CHEMIN DEVANT MOI (THIS PATH AHEAD) directed by Mohamed (dit Hamé) BOUROKBA
CHEF DE MEUTE (HERD LEADER) directed by Chloé ROBICHAUD
COCKAIGNE directed by Emilie VERHAMME
FALASTEIN, SANDOUK AL INTEZAR LIL BURTUQAL (WAITING FOR P.O BOX) directed by Bassam CHEKHES
GASP directed by Eicke BETTINGA
MI SANTA MIRADA (MY HOLY GAZE) directed by Álvaro APONTE-CENTENO
NIGHT SHIFT directed by Zia MANDVIWALLA
SESSIZ-BE DENG (SILENT) directed by L.Rezan YESILBAS
THE CHAIR directed by Grainger DAVID
YARDBIRD directed by Michael SPICCIA

Todas as restantes curtas-metragens, incluindo a de Susana Luciano, infelizmente, não foi seleccionada para a competição oficial, apesar de estar registada e constar do Catálogo Short Film Corner, mediante pagamento prévio de 95€.


Entretanto, lastimo que no seu site e noutros sites desse tal Limianismo, nunca tenha sido feita qualquer menção à minha SELECÇÃO (sem pasgamento prévio) para eventos tão importantes como a Bienal Internacional de Cerveira, o Prémio Amadeo de Souza-Cardoso, o Fuso - Internacional de Video-Arte de Lisboa, ou o Festival Black&White.

Julgo que ambos sabemos o porquê do preconceito...

Porém, não deixo de dar uma palavra de estímulo à Susana Luciano, e não deixe de divulgar o seu filme noutros locais, sobretudo onde não tenha de pagar para isso.

Assina:

Alexandre Reigada

Anónimo disse...

Caro Alexandre.

A verdade é que está a fazer enorme confusão: O Cannes Curta-Metragem, no que concerne a participação individual, engloba a Competição (este ano, 4500 concorrentes, dos quais saíram os 10 referidos) e o Short Film Conner que, este ano, acolhe, creio, 1.882 filmes (entre os quais os 8 que constam listados neste blogue). As regras de inscrição e o regulamento eram distintos (quanto à inscrição, por exemplo, para a competição era gratuita e para o Short Film Corner, e isso não garantindo a aceitação, obrigava a pagamento). Abismal, claro, é a importância da selecção para uma ou outro.
Quanto ao resto, devo lembrar-lhe, relevando as insinuações, que este blogue não é um órgão de informação, não recebe apoios de nenhuma espécie, mas não tem qualquer preconceito. Geralmente, dependendo da disponibilidade e conhecimento, vai referindo o que de relevante se fez ou faz ligado, principalmente, a Ponte de Lima e às suas gentes. Não tem obrigação de saber e narrar tudo.

José Sousa Vieira

ALEXANDRE REIGADA disse...

Caro José:

Queira imaginar, para mim é muito ingrato e desconfortável colocar-me nesta posição.

Quero encerrar em definitivo e em paz este assunto.

Não existiu qualquer processo de selecção para o Short Film Corner. Logo, nenhum filme foi seleccionado, mas sim registado. É totalmente diferente.

Parece-me importante realçar que Cannes se financia a partir da ingenuidade e ânsia de protagonismo de muitas pessoas.

Julgo apenas que deve haver mais cuidado quanto à forma como a informação é veiculada. No caso, foi omissa desde o início.

Quanto às insinuações, não o são, mas sim, constatações.

Com grande consideração, os maiores sucessos para todos os agentes de cultura e mudança em Ponte de Lima.

Cordialmente

Alexandre Reigada

Anónimo disse...

Caro Alexandre:

Começo, por delicadeza, lhe solicitar leia o que neste blogue está escrito sobre o filme Rasgos de Solidão e da importância (ou falta dela) da participação no Short Film Corner do Festival de Cannes 2012. Verificará, sem dificuldade, que muitas das afirmações, que nos seus diversos comentários vai aduzindo, estão aqui deslocadas.
Depois, e para encerrar a questão, reafirmo que a participação no Short Film Corner não é automaticamente garantida com a inscrição (era-o até 2009), sem que isto contenha qualquer valorização (pode ver aqui: http://www.cannescourtmetrage.com/fr/conditions).
Nada nos autoriza a fazer prevalecer a vontade em detrimento da realidade. O filme Rasgos de Solidão participou no Short Film Corner, no Festival de Cannes de 2012, este blogue quis disso dar conhecimento e ponto final.

Cordialmente,
José Sousa Vieira

Anónimo disse...

Caro Alexandre,
Se leu o regulamento concerteza verificou que o pagamento (comum em vários festivais) de 95 euros não garante a aceitação do Festival.
Tenho pena e causa-me bastante admiração que perca tanto tempo a discutir a nossa selecção ou não.
Antes de falar,é bom ver bem as coisas!
O Duplaface, a CAL e eu, não temos que promovar nada a ninguém até porque a curta fala por si e tem chegado ou chega.
Cannes foi uma passagem e uma grande porta que se abrui.
O que nós pretendemos e como amantes das artes fazer trabalhos que promevem esse amor.

UM ABRAÇO,
SUSANA LUCIANO

Anónimo disse...

Aproveito também para informar que estamos nomeados no BRAGACINE para melhor curta-metragem, melhor realização e melhor produção.
E no 7th Cyprus International Film Festival (Grécia) noemados para o prémio talento.
Obrigado a todos que nos têm dadao apoio.
Susana Luciano

ALEXANDRE REIGADA disse...

Olá Susana
Passou já algum tempo, só agora vi seus comentários, imagine. Agradeço, estamos em paz desde essa altura. Aproveito sobretudo para enviar-lhe um link de uma plataforma onde pode inscrever os seus trabalhos em largas centenas de festivais e eventos de video e cinema por todo o mundo. Presumo até que já conheça, de qualquer forma. Com toda a certeza terá bom acolhimento, faço votos para que assim seja. Nunca pague porém para mostrar o seu valor e talento. É um conselho de amigo.

Desejo-lhe as maiores felicidades, com respeito, espero voltar a saber de si e do seu trabalho.

Alexandre

https://filmfreeway.com/?gclid=CjwKCAjwn9v7BRBqEiwAbq1Ey1x8UisUj2iYHqV_RcHpcabWUO5xSgDWOe4rk5cyaxJRd1j7a_UilRoC3AMQAvD_BwE