quarta-feira, 29 de maio de 2013

A Vaca das Cordas em Ponte de Lima


A VACA DAS CORDAS EM PONTE DE LIMA

José Sousa Vieira

1.       Fonte mais remota
     Quiçá a sua mais antiga referência conhecida, e durante muito tempo esquecida, foi revelada por Miguel Roque dos Reys Lemos (1831-1897), em trabalho datado de 1873[1], que, referindo-se ao Livro de Vereações do Arquivo Municipal de Ponte de Lima, 1602-1605, f.182, escreveu: “cordas – vacca das – Obrigação do marchante obrigado ao corte nos açougues, - a dar seis touros para a festa do Corpus Christi, - sendo 5 no dia, - e um para ser corrido na véspera com cordas”.
     De facto o documento existe e foi lavrado em 11 de Julho de 1604[2]. Com data posterior são muitas as fontes escritas divulgadas onde, com relativa eficácia, é possível acompanhar o trajecto desta prática. Diversos investigadores as têm mencionado. Vamos, portanto, avançar no tempo e fixarmo-nos em 1913, exactamente um século atrás.
     
2.       Em 1913

       Nesse ano, a tradição só foi cumprida à segunda tentativa. Reza a imprensa local[3], que de forma álacre relata essa Vaca das Cordas e nos encaminha para pormenores e percursos de tempos anteriores, em texto que não identifica o autor e de que transcrevemos parte: “ (...) Não foi corrida na tarde de quinta-feira[4], porque, quebrando as prisões num esticão rápido, abalou para as verdes montadas da armada, donde viera para o espectáculo brutal!
O caso produziu fundo desconsolo na enorme concorrência, que antegostava os prazeres do seu predilecto divertimento; e, daí, a corrida da vaca das cordas – que por sinal era boi – na tarde de domingo.
    Ser boi ou vaca não nos parece, porém, motivo para controvérsia, pois que uma postura municipal de 1720 lhe chama touro das cordas. A corrida realizou-se no domingo – dia iluminado e quente como de pleno estio – com numerosíssima assistência de pessoas da vila e arredores.
Somos do tempo em que esta usança tinha ainda o seu feitio tradicional.
O bicho era amarrado às grades de ferro da janela do sopé da torre da igreja da Matriz, à tarde da véspera do Corpus Christi, e agrilhoado e apupado pela multidão, esperava espumando raiva, que terminassem as solenidades religiosas, que nesse dia se faziam ali com a presença do senado, as paredes forradas de fresca ramaria e no pavimento espanadas e funcho oloroso.
A aludida postura impunha a todos os moleiros do termo a obrigação de virem na véspera de Corpus Christi à vila para andarem com o touro das cordas – sob a pena de 480 réis pagos na cadeia para o concelho quem faltasse – e por isso, após as solenidades, dois desses moleiros tomavam conta do cornúpeto, e segurando-o com valentia por fortes e compridas cordas davam com ele três voltas em redor da igreja e seguiam depois, a trote e no meio de alaridos e confusão, para o Passeio e amplo areal, onde os perigosos boléus arrancavam delirantes aplausos, e tais e outras sortes tinham sucesso ruidoso ao ânimo dos numerosíssimos espectadores!!
Era uma cena selvagem, que apaixonava novos e velhos e parecia produzir alvoroçadas alegrias nos mais graves e circunspectos! ...”

3.       A Corrida à corda, em Portugal

        Luís Dantas (1946-2011) refere que “em 1488 já D. João II havia confirmado por alvará as corridas à corda na região de Sintra (…)”[5] e, para além de várias localidades no território de Castela e outras regiões de Espanha, elenca diversas povoações portuguesas onde essa prática, ao correr dos tempos, se efectuou: Ilha Terceira (Açores), onde ainda persiste; Castelo Branco; Santiago do Cacém; Arruda dos Vinhos; Alcabideche; Almoçageme; Aljezur; Monchique; Cascais; Aldeia do Penedo em Sintra; Lisboa “no ano de 1562, no tempo de D. Sebastião, a preparar uma tourada no Terreiro do Paço”, com “o alcaide Nicolau Moniz a cavalo afastando a gente para se correr um touro que se corria por cordas”[6]; Ponte de Lima que, com diversas interrupções, impostas ou voluntárias, e faltando precisar o seu início, a conserva até aos nossos dias.          
 



[1] -Indice Alphabetico das Principais Matérias dos Livros das Vereações do Archivo Municipal de Ponte de Lima.
[2] - Fig.1
[3] - Cardeal Saraiva, n.º 102, 29 de Maio de 1913.  O Comércio do Lima, outro importante jornal local, pouco noticia, manifestando oposição ao “divertimento”
[4] . Estava prevista para o dia do Corpo de Deus. Essa situação surge referida, também, em outros anos.
[5] - A Vaca das Cordas em Ponte de Lima, 2006.
[6] - Idem

Sem comentários: