domingo, 19 de janeiro de 2014

Com Pés e Cabeça


Com Pés e Cabeça

  



A Bola de Prata (o troféu para o melhor marcador do Campeonato Nacional da 1.ª Divisão) esteve, na Época de 1961/62, a um golo da estante de um futebolista natural de Ponte de Lima. De facto, Amândio de Lima Lemos (GAIO), que alinhava na equipa da Associação Académica de Coimbra, acabou os 26 jogos, e todos disputou, com 22 golos marcados, os mesmo de Yauca, do Belenenses, e menos 1 de que Azumir, um brasileiro ao serviço do F.C. Porto.

   Eficaz e inteligente, jogava, com bons resultados, quer com os pés, quer com a cabeça. Por exemplo, no referido campeonato marcou, salvo erro, num só jogo 6 golos (na vitória da Académica frente ao Salgueiros por 8-1) e na baliza do Benfica, então campeão europeu, introduziu três nos dois jogos efectuados.
  Num campeonato com 14 equipas, a Académica acabou na 10 posição e, à sua conta, Gaio obteve metade dos 44 golos conseguidos. Os seus colegas marcaram 20. Os dois restantes foram introduzidos na própria baliza por jogadores adversários.
   O campeonato foi ganho pelo Sporting, seguido pelo F.C.Porto que marcou 57 golos. O Belenenses, de Yauca, ficou na 5.ª posição, com 51 golos marcados. A equipa mais realizadora, com 69 golos e terceira classificada foi o Benfica, que se sagraria novamente Campeão Europeu.



Fontes. Límia – Revista Regional, n.1, Dezembro de 1993; Diário de Lisboa, div. n.ºs.
Imagens: Blogue Ié-Ié; Diário de Lisboa (recortes); Internet  (a de Azumir a receber a Bola de Prata, sem referência a autor).

Nota: Ao que parece, o quadro de marcadores, com Gaio na frente, não estava correcto. De facto, nessa altura, Gaio teria já mais golos obtidos.   

Sem comentários: