quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Ponte de Lima, de Reinaldo Varela



                                                    Vão completar-se no próximo domingo, dia 9, 50 anos da difusão, pela RTP, integrado na série Terras de Portugal, do filme Ponte de Lima, da autoria de Reinaldo Varela. Era também um domingo quando, cerca das 19.00 horas, o documentário, para o qual o realizador tinha recolhido imagens no ano anterior, começou a ser transmitido.

O que está guardado no jornal então existente em Ponte de Lima, o Cardeal Saraiva, permite constatar que não era a primeira vez que a RTP, em apontamentos da autoria de Reinaldo Varela, mostrava Ponte de Lima. Nos meses anteriores pelos monitores tinham passado a Feira, a Festa das Colheitas em Vitorino de Piães, a Sagração do Altar-mor da Igreja Matriz, a Páscoa, as Feiras Novas…. a diferença é que se tratava de pequenos apontamentos integrados nas notícias. Agora o espaço era muito mais importante, cerca de 25 minutos de uma programação diária de pouco mais de 5 horas.
 Muitos anos volvidos Amândio de Sousa Vieira em conversa com Reinaldo Varela recordou-se da sua existência. Solícito o realizador ficou de tentar obter cópia nos Arquivos da RTP. Constatou que não integrava o acervo do arquivo e, mais tarde, memorizou que tinha depositado a matriz, em 16mm, na Câmara Municipal de Ponte de Lima, tendo autorizado Amândio de Sousa Vieira a obter uma cópia. Inicialmente também no Município se desconhecia a localização do filme que, felizmente, acabou por ser encontrado e a cópia efectuada e difundida com o generoso consentimento do realizador.














Fontes:  Cardeal Saraiva,  anos 1963 e 1964, d/n.ºs; Diário de Lisboa, 9 de Fevereiro de 1964.
Imagens: Reinaldo Varela (A/D); Recorte DL; TV – Semanário de Radiotelevisão Portuguesa, n.º 38, 16 de Janeiro de 1964.

Sem comentários: