sábado, 12 de setembro de 2009

FEIRAS NOVAS


FEIRAS NOVAS – 1909
(António Feijó, uma visita infrutuosa)






Chegou, com a sua família, a Portugal no fim do ano de 1908. Por cá permaneceu até meados de Março de 1910 naquela que foi a sua última visita, em vida, ao país. António Feijó, poeta e diplomata, nascido em Ponte de Lima em 1859, não deixou de aproveitar para ver a sua terra natal e, em carta ao seu amigo Luís de Magalhães (Feijó, Rui, António Feijó, Cartas a Luís de Magalhães, Vol II. INCM, 2004), datada de 28 de Setembro de 1909, da Casa de Vilar, Lousada, manifesta a sua decepção pelas condições climatéricas o terem impedido de desfrutar, como desejava, essa ocasião.
Era dia de Feiras Novas que, na sua data fundadora, 19, 20 e 21 de Setembro, nesse ano, domingo, segunda e terça-feira, se realizavam envoltas em forte expectativa. É, pelo menos, o que nos obriga a inferir a consulta a diversos números do jornal local, O Commercio do Lima, “o jornal de maior formato do districto”, sob o comando de Pelágio dos Reys Lemos, seu derradeiro director. Mas o tempo, alheio à vontade humana, em constante birra chorosa com as feiras limarenses, não fossem elas dedicadas a Nossa Senhora das Dores!, transformou-as em enxurrada, também de lamentos.
Tinham ficado pelo projecto algumas intenções, como a de uma “magestosa procissão com o concurso de todas as irmandades do concelho”, e outras iniciativas agendadas viram-se impedidas: as iluminações, a cargo de António Pereira as da margem do rio e, cremos, iniciativa de uma comissão de moradores, as da rua de Souto, João de Souza Guerra, a gás acetileno, as do largo de Camões, José de Sousa Guerra as do passeio de D. Fernando, do “Casa Nova” as da rua de S. José e de António Linhares as do largo do dr. Magalhães até à rua João Rodrigues de Moraes, onde este residia e seu filho, o juiz da festa desse ano, Filinto Moraes; as duas touradas, para as quais o empresário Francisco Augusto Dantas encarregou Francisco José de Barros, da Ribeira, de realizar obras de reparação na praça de touros, e que contavam com a participação, entre outros, do cavaleiro Aires de Mendonça, do espada Chicorrito, do bandarilheiro Manuel dos Santos, de Braziliza Chaves, anunciada como “arrojada, Temerária”, do Morgado de Covas, em deferência para com os seus amigos, e de “14 touros de bela estampa e bastante corpulentos” que tinham chegado a Ponte de Lima no dia 17 de Setembro; os fogos de artifício dos barquenses Manuel José Vieira Cálom, Alberto Gomes da Costa & Filhos e João António de Sousa; no largo de Camões, o exercício de ataque a uma simulação de incêndio por “todo o corpo activo dos Bombeiros Voluntários, com o respectivo material”; o “atraente festival”, na noite do dia 21, também no Largo de Camões, “oferecido às damas de Ponte do Lima, abrilhantado pela banda regimental de infantaria 8, de Braga”.
Prevaleceram, como programado, as cerimónias religiosas, com “a exposição de alfaias, vasos sagrados, etc.”, na igreja Matriz, aberta ao meio-dia do dia 19, e, no mesmo templo, a “missa solene a grande instrumental e sermão pelo abalisado orador rev. Sr. Geraldo de Vasconcélos”, na manhã do dia 21. No dia 19, pela manhã, a feira de gado foi muito concorrida, mas a chegada da chuva, “que saiu-se á estacada com uma furia tremenda, por volta das 11 horas… continuamente até ao fim da tarde, pôs em debandada uma grande parte dos forasteiros que, desanimados, se retiraram para as suas terras”. Os mais resistentes ainda presenciaram, nessa noite, no Largo de Camões, a “Kermesse” e” um bocado de música”, pela Banda dos Artistas. Nos dois restantes dias das feiras, para além das já referidas cerimónias religiosas, só a música foi intervalando com a chuva, numa disputa desigual e de sonoridades distintas. Para além da Banda local, a dos Artistas, estavam contratadas as de Távora e Mazarefes.
Feijó terá estado em Ponte de Lima a 20 de Setembro, pois na sua carta refere que “não houve feira, nem fogo, nem iluminações”, e, embora no dia 19 estivesse prevista iluminação, no Largo de Camões, e fogo, era no dia seguinte, o principal dos festejos, que ambos os números tinham a sua máxima expressão. Valeu ao poeta e à sua esposa (os filhos desconhecemos se os acompanharam até Ponte de Lima) a solicitude amiga do Padre João Inácio de Araújo Lima que os recolheu em sua casa e lhes serviu “uma canja aguada mas reconfortante… esplêndida por sinal!”. Daí, à 1 da manhã, partiram para Viana de onde tinham saído às 11 da manhã, com paragem em Bertiandos, “onde foram “pedir de almoçar” e se demoraram até às 3 da tarde.
Esta situação poderá ter estado na origem da prosa do Conde d’Aurora, Um encontro memorável (ver, Vieira, Amândio de Sousa, Foto Lethes, 2003), muito embora diversas discrepâncias, culpa, talvez, da imaginação literária e da memória do autor que só produziu esse precioso texto 20 anos volvidos.
Certo é que o nosso vate não terá aproveitado o facto de logo no domingo seguinte, dia 26, se terem realizado todas as iluminações, que a organização caprichou em não deixar no olvido, o fogo, “confeccionado por dois haveis pirotecnicos”, e, durante o dia, terem actuado três bandas de música, “uma dellas a dos Artistas desta villa”. “À noite não faltou também o competente coro dos Zés Preiras que, atroando os ares com a sua zabumbada infernal, arrastava atraz de si, em alegre multidão, o povo das nossas aldeias”. Falharam, para se desagravar o programa, o Festival, devido à “banda regimental de infantaria 8 estar comprometida” para o Bom Jesus, e as touradas, por o gado ter “de estar em Espinho para uma ou duas corridas que lá tem de haver”.
E, possivelmente, também não terá visto as fotografias que José Pereira Marinho tirou às iluminações e, no dia seguinte, 27, estiverem expostas no estabelecimento de José Pereira Pinto.Uma dessas fotografias, a “do explendido panneau que se ostentava na margem direita do Lima e que pelo admirável conjunto de todos os seus lumes era dum efeito surpreendente, verdadeiramente maravilhoso”, representando “o palácio que o governo brazileiro ofereceu ao português na exposição ultimamente ali realisada”, está incluída no livro de Amândio de Sousa Vieira, Feiras Novas 1826-2006, por sortilégio ao lado de uma de António Feijó.


Na imagem - Aspecto do Pavilhão de Portugal, na Exposição do Rio de Janeiro de 1908, que terá servido de modelo ao "panneau" referido (ver pág. 43 do livro Feiras Novas 1826-2006, de Amândio de Sousa Vieira).


Sem comentários: