quinta-feira, 3 de setembro de 2009

O FERIADO MUNICIPAL DE PONTE DE LIMA

   

     O Feriado Municipal de Ponte de Lima, por decisão de 13 de Julho de 1911 da Comissão Administrativa da Câmara Municipal, foi fixado a 20 de Setembro, “de cada ano, por ser o de maior concorrência e luzimento das festas e feiras francas tradicionais de Nossa Senhora das Dores, realizadas nesta vila nos dias dezanove, vinte e vinte e um daquele mês”.
     A possibilidade dos Municípios estipularem, para o seu território, um dia anual de feriado, escolhido entre os que representassem as suas festas tradicionais e características, tinha sido decretada a 12 de Outubro de 1910 pelo Governo Provisório da novel República Portuguesa.
     A 17 de Outubro de 1912 a Câmara Municipal decidiu alterar as Feiras (Novas) para 9, 10 e 11 de Setembro, de cada ano, e, com coerência, o feriado para o dia 10 de Setembro.
     A 2 de Setembro de 1915 a Câmara repôs as Feiras (Novas) a 19, 20 e 21 de Setembro e o feriado a 20 de Setembro, permanecendo, até 1937*, as feiras nesses dias.
     Desde aí as Feiras (Novas) realizaram-se abrangendo o terceiro fim-de-semana de Setembro**, mantendo-se o feriado inalterado, deixando, na prática, de corresponder ao fim para o qual foi criado e, mesmo, desconfigurando-se do seu suporte legal.
     E assim, parece, vai continuar caso a proposta de 10 de Agosto de 2009 da Câmara Municipal seja amanhã aprovada*** pela Assembleia Municipal, órgão com a competência de fixar o dia feriado anual do município. Para o próximo ano ele passará para a terça-feira seguinte às Feiras Novas, detendo-se alheio ao que informa um dia com esta designação.

* Desde esse ano, só ocasionalmente é que o feriado servia o propósito original.
** Desde 2010 que se realizam coincidindo com o segundo fim-de-semana de Setembro.
*** - Com a aprovação, o feriado está agora fixado na terça-feira.

Nota: Está prevista a mudança do dia feriado, em 2025, para 4 de Março, dia em que Ponte de Lima festeja a atribuição do seu Foral, em 1125.

1 comentário:

Ponte 25 de Abril disse...

Na minha opinião as tradições são para ser mantidas e bem preservadas!