segunda-feira, 26 de agosto de 2013

O Monumento a Norton de Matos, no Huambo


O Monumento a Norton de Matos, na cidade do Huambo

    
     A 8 de Agosto de 1962, decorridos 50 anos da fundação da Cidade do Huambo, Angola, por iniciativa de Norton de Matos* (Ponte de Lima, 1867-1955), durante a manhã, a cidade, então designada de Nova Lisboa**, e na abertura das respectivas comemorações, inaugurou monumento em homenagem ao seu fundador, de granito e bronze, autoria do escultor Euclides Vaz e financiada por subscrição pública. À cerimónia, entre cerca de 30.000 pessoas, assistiram diversas autoridades e, também, expressamente convidada, a sua sobrinha, D. Emília, representando a família.
   Nesse mesmo dia, foi lançado um selo, de 2$50, emissão de 500.000 exemplares, referindo a efeméride e reproduzindo a escultura a Norton de Matos.

    Em 1975, logo após a independência, a cidade recuperou o seu nome original. As estátuas existentes no monumento (Norton de Matos, e as quatro virtudes, Prudência, Justiça, Fortaleza e Temperança) tinham sido retiradas e guardadas em outro lugar. Muito danificadas durante o conflito armado, foram reerguidas em nova localização, dizem que em 1981, encontrando-se, agora, em estrutura mais modesta.

   Em 2007, na data do 95º aniversário da inauguração da cidade, 21 de Setembro, foi lançada a primeira pedra para a requalificação do monumento. Desconheço se os trabalhos já estão concluídos.
   

* Conforme Norton de Matos, I Volume de Memórias e Trabalhos da Minha Vida (Editora Marítimo-Colonial, Lda., Lisboa, Março de 1944), a sua iniciativa, na qualidade de Governador-geral da Província de Angola, da fundação da Cidade do Huambo, por diploma de 8 de Agosto de 1912, foi derivada da necessidade de “marcar bem o nosso domínio naquele território”, sabendo-o acossado por pedido de “larga concessão territorial” pela Companhia do Caminho-de-Ferro de Benguela e, também, de que já a designavam «Pauling Town», sendo “então Mr. Pauling, ou a sua firma, o empreiteiro da construção do caminho-de-ferro”.
** Norton de Matos tinha manifestado a sua discordância quanto  à nova designação, Nova Lisboa, decidida em 1928.

Imagens: Internet  (Pormenor de desfile militar durante a inauguração, com o monumento ao fundo; postal reunindo o monumento e o selo; o  actual monumento).

Sem comentários: