domingo, 27 de outubro de 2013

Ponte de Lima - Pelouros 2013-2017



     No anterior executivo municipal (mandato 2009-2013) existiam 2 vereadores sem pelouro (Filipe Viana (PSD) e Ana Machado (CDS)). Embora a situação se mantenha a diferença é que, desta vez, são ambos da oposição (Manuel Barros (PSD) e Filipe Viana (Movimento 51).
    Não obstante a redefinição de alguns pelouros, parece que, para este novo mandato, o Presidente delegou mais funções, todas nos restantes eleitos na lista por si encabeçada, do CDS.
    O vereador Gaspar Martins, a quem continua entregue a vice-presidência, mantém: Trânsito e Sinalização, Parques de estacionamento, Parques de Viaturas; Água e saneamento; Feiras Quinzenais, Mercado Municipal e Mercado de Gado; Apoio às Juntas de Freguesia; Desenvolvimento Empresarial; Processos Eleitorais e Recenseamento Eleitoral -  tem três novos pelouros (Obras Públicas; Ambiente e Espaços Verdes; Cemitério Municipal) ficando com 9, mais dois do que no executivo anterior, pois, desta vez, não lhe foi atribuído o das Obras Particulares e Urbanismo. Dos três novos, dois eram da vereadora Estela Almeida (Ambiente e Espaços Verdes; Cemitério Municipal) e o outro, Obras Públicas, não tinha sido delegado.
   O novel vereador Vasco Ferraz fica com o pelouro que saiu do vereador Gaspar Martins e com a Protecção Civil, agora junta ao Urbanismo, anteriormente nas mãos da vereadora Estela Almeida, e, também redefinido, com o Desporto e Juventude (o primeiro anteriormente integrando um dos pelouros do vereador Franclim Sousa, e a Juventude, a que estava agregado o Turismo, vindo do vereador Miguel Silva).
    O estreante vereador Paulo Sousa acumula o Desenvolvimento Rural (integrante, no anterior executivo, de um dos pelouros da vereadora Estela Almeida), a Educação (vindo do vereador Franclim Sousa) e Turismo, agora acrescido com a Modernização Administrativa, dirigido, anteriormente, por Miguel Silva.
   A vereadora Ana Machado, no executivo anterior sem pelouros, junta a Acção Social ao pelouro da Comissão de Protecção de Crianças e Jovens (anteriormente um único pelouro, acrescido do Desporto, dirigido pelo vereador Franclim Sousa) e o da Saúde (vindo do vereador Miguel Silva).
   O pelouro da Cultura (que estava distribuído ao vereador Franclim Sousa) é referido como ao cargo do Presidente Victor Mendes.
   Os vereadores em Regime de Permanência, ao que consta, serão no mesmo número do Mandato 2009/2013: 3 a tempo inteiro e 1 a ½ tempo.*

* Conforme se pode ler na Acta de 6 de Janeiro de 2014, do Executivo Municipal, foi revogada a atribuição do Regime de Permanência a meio tempo. 

Sem comentários: