sábado, 21 de março de 2015

O Sr. Joaquim Pintassilgo, de Ponte de Lima

O Sr. Joaquim Pintassilgo*, de Ponte de Lima

     Terá nascido na Alemanha (Der doppelte Moritz, de Impekoven y Mathern), foi adaptado em Espanha (Dispensa, Perico, por Ángel Custodio y Luis Fernandez Rica) e, de lá, passou a Portugal, como Desculpa ó Caetano, exibindo-se a partir de 10 de Setembro de 1932.
     Desconhecemos como, ausente do original e da versão espanhola, o Sr. Joaquim Pintassilgo, de Ponte de Lima, voou até à peça (a adaptação, feita por Carlos do Vale, que cobria uma trindade composta por Alberto Barbosa, José Galhardo e Vasco Santana, foi apresentada como libérrima**). Certo é que encheu o Teatro Variedades, no Parque Mayer, de espectadores e fortes risos, e deu, ao quotidiano alfacinha, pelo menos, novos chavões. O Sr. Joaquim Pintassilgo terá gostado daquela incursão à grande cidade, de tal forma que à despedida, nos primeiros dias de Janeiro de 1933, dizem, resolveu presentear os espectadores com castanhas e água-pé, oriundas das suas propriedades de Ponte de Lima, e durante a celebração do seu casamento. 
     Tudo teatro (nessa primeira apresentação da peça, em Portugal, o hipotético nosso conterrâneo era uma criação de Vasco Santana).

*- Em muita da informação consultada, aparece grafado Pintasilgo e Ponte do Lima..
** - Não se deve ter livrado de passar pela Censura, como todas as peças teatrais da época.
Fontes: Imprensa da época.


Sem comentários: