terça-feira, 16 de junho de 2015

A Nossa Senhora Peregrina em Ponte de Lima


    De 26 de Junho a 10 de Julho de 1966 a Imagem de Nossa Senhora Peregrina esteve no concelho de Ponte de Lima, renovando visita efectuada de 23 a 24 de Agosto de 1951 e de 11 a 21 de Maio de 1961 e antecedendo a de 15 e 16 de Junho de 2015.
     Os jornais locais, A Voz da Paróquia e o Cardeal Saraiva[1], usam idêntico adjectivo para classificar a chegada, no fim da tarde do dia 26 de Junho, um domingo, com entrada no concelho pela freguesia de Poiares, passagens em Vitorino de Piães, Facha, Seara e Correlhã, entre “multidões de fiéis, em aclamações piedosas, acenar de lenços brancos, agitar de bandeirinhas, palmas e outras manifestações de vibrante contentamento” …[2] e recepção, com entrega das chaves da vila pelo Presidente da Câmara, na Avenida António Feijó: triunfal, apoteótica.
   Depois a Imagem seguiu em Procissão até à Igreja Matriz, onde foi rezada Missa vespertina e decorreu a visita dos peregrinos, das 51 freguesias do concelho, repartida entre os dias 27 de Junho e 10 de Julho. Neste último dia, domingo, precedida de Missa Campal e consagração do concelho pelo Presidente da Câmara na Avenida António Feijó, efectuou-se a despedida, em ambiente semelhante ao da chegada, agora envolvendo as freguesias da Ribeira, Gemieira e S. Martinho da Gandra, sendo a Imagem acompanhada, em cortejo automóvel, até Santa Cruz do Lima e aí entregue aos cuidados das autoridades de Ponte da Barca.
   O que mais surpreendeu entre as diversas manifestações ocorridas: na quinta-feira, dia 7, à noite, “esse espectáculo inédito qual foi a homenagem dos homens do concelho, em número de cerca de cinco mil, reunidos na Matriz, em procissão pelas ruas da vila e na Avenida António Feijó.” [3]


[1] O director da Voz da Paróquia era o Cónego Carlos Martins Pinheiro, também Pároco de Santa Maria dos Anjos (Freguesia de Ponte de Lima). O jornal Cardeal Saraiva estava entregue ao Dr. Alcides Martins Pereira, também Vice-Presidente da Câmara Municipal (a Presidência do Município era ocupada pelo Dr. Álvaro Rebelo Vieira de Araújo).
[2]  Cardeal Saraiva, n.º  2.193, 01 de Julho de 1966.
[3]  Cardeal Saraiva, n.º  2.195, 15 de Julho de 1966.

  

Sem comentários: