terça-feira, 26 de janeiro de 2016

250 anos


A 26 de Janeiro de 1766, há 250 anos, nasceu, na vila de Ponte de Lima, o futuro Cardeal Saraiva, um dos maiores vultos do seu tempo e figura cimeira dos naturais da sua “pequena pátria”. Durante o ano de 1916, o jornal Cardeal Saraiva, fundado em Fevereiro de 1910 e titulado em sua homenagem, passou a ostentar no cabeçalho que “no dizer de Castilho, o Cardeal Saraiva foi o maior filósofo do século passado e um dos introdutores da liberdade em Portugal”. Durante o ano de 1939, o jornal foi obrigado, pela ditadura do Estado Novo, a retirar essa referência.

Na imagem:
   Cabeçalho do último jornal onde consta a referência e gravura de 1835, (guardada na Biblioteca Nacional), com a seguinte Nota:
“À esquerda, D. Maria II, com manto de arminho e apoiada numa peanha com a coroa e ceptro, símbolos do poder real, sobre a qual se encontra também o busto de D. Pedro IV, enquanto à direita o padre frei Francisco de S. Luís, futuro "Cardeal Saraiva" (1843), mas então Ministro do Reino (1834-35), aconselha a Rainha a respeitar a memória do pai (omnipresente na escultura), e bem assim a Carta Constitucional que este apoiara, simbolizada no documento enrolado que empunha.”.

Aqui, as Obras Completas do Cardeal Saraiva:


Sem comentários: