quarta-feira, 20 de julho de 2016

EM FESTA

EM FESTA


José Sousa Vieira


      No início do ano de 1903 (jornal Vida Nova, Viana do Castelo, 1903.01.27), fruto de “grandes e importantes melhoramentos”, o Hotel Marcos, em Ponte de Lima, passou a Grande; a Grande Hotel Marcos.
      Conhecida ainda na primeira metade de 1904, da responsabilidade dessa designação, é editada uma colecção que incluiu 20 postais ilustrados, “com esplêndidos pontos de vista” (jornal A Aurora do Lima, Viana do Castelo, 1904.05.04) da vila e da qual reproduzimos aqui o n.º 5, a Avenida D. Luiz Filipe, em festa.


 De qual festa, e em que ano foi obtido o registo fotográfico, nada podemos asseverar, salvo o a que nos obriga o conhecimento de que o espaço, ainda em obras, ter sido inaugurado a 8 de Outubro de 1901. Seguro é a imagem não poder ser posterior à data de impressão e a festa, faltando melhor referência, permitir alguma variedade, mesmo na mesma estação. Por aquela avenida passavam distintos festejos.
   O mesmo não é possível, quanto a celebração, com o outro postal aqui copiado, incluído em uma nova série, também publicação do Grande Hotel Marcos, da mesma avenida e com idêntico enquadramento, de que temos notícia desde 06 de Junho de 1908 (jornal O Commercio do Lima, Ponte de Lima), e que refere expressamente as festas e feiras em Setembro (as “Feiras Novas”). Permanece a incerteza do ano. No entanto, atendendo ao desenvolvimento do arvoredo, parece fácil constatar a maior juventude do de mais recente impressão.





Sem comentários: