segunda-feira, 12 de setembro de 2016

as feiras novas de Ponte de Lima


Pois é: as feiras novas de Ponte de Lima[1] estão, este ano, a um passo do seu termo.
      Assim estão cumpridas as centésimas nonagésimas primeiras Feiras Novas[2]. Na verdade, com mais ou menos actividades adstritas, com maior ou menor brilhantismo, associando pomposos ou discretos festejos, em diversas situações meteorológicas, nunca, que se saiba, se deixaram de efectuar.



[1] Ponte de Lima tem, também, habitualmente de quinze em quinze dias em segunda-feira, a feira mais antiga de que existe notícia no actual território de Portugal, pois já estava referida no Foral concedido a 4 de Março de 1125, por D. Teresa.
[2] Existe, por vezes, alguma confusão quanto às feiras (novas) e a festividade. De facto, as feiras, três dias, autorizadas pela Chancelaria de D. Pedro IV, por Provisão de 5 de Maio de 1826, e interpretando livremente extracto da referida provisão, foram solicitadas para se conservar o culto a Nossa Senhora das Dores*, cuja imagem, para promoção da piedade cristã, tinha sido colocada na Igreja Matriz da vila de Ponte e Lima e era festejada no mês de Setembro. Assim, antes das feiras (novas) já existiam, em Ponte de Lima e na sua Igreja Matriz, festejos a Nossa Senhora das Dores, cujo retábulo remonta a 1729.
*Outra confusão, muito presente, é considerar Nossa Senhora das Dores a padroeira da paróquia, quando, na realidade, é Santa Maria dos Anjos.

Sem comentários: