sábado, 1 de outubro de 2016

TITO DE MORAIS - À ESPERA DA REVOLUÇÂO NO REMANSO LIMARENSE






TITO DE MORAIS
À ESPERA DA REVOLUÇÂO NO REMANSO LIMARENSE

    
     Sabemos, pela imprensa local[1], que o então 2.º Tenente da Armada, Tito Augusto de Morais, permaneceu em Ponte de Lima, acompanhado da sua esposa e filho, de 02 a 30 de Setembro de 1910. Entre visitas a familiares, reencontros com conhecidos e espaços revisitados, terá até assistido às festas e feiras que, nesse mês, volteiam esta vila, a da naturalidade do seu pai, o famoso agrónomo Manuel Rodrigues de Morais, já então falecido.

     Parece que também por essa altura e por estas bandas se fez retratar a sua mulher, Carolina Loureiro de Macedo de Morais, envergando o traje regional, com o filho nos braços, o futuro resistente anti-fascista, dirigente socialista e Presidente da Assembleia da República, Manuel Alfredo Tito de Morais.  


    A verdade é que, mal chegado a Lisboa, logo o 2.º Tenente Tito de Morais soube o que dele era esperado na planeada revolução republicana pronta a eclodir. E não desmereceu a enorme responsabilidade que lhe foi atribuída, desembaraçando-se com inteira eficácia da sua missão.


                   Jornal O Commmercio do Lima, Ponte de Lima.



[1] - O Commercio do Lima, n.º 207, de 3 de Setembro de 1910 e n.º 210, de 1 de Outubro de 1910.


Sem comentários: