segunda-feira, 28 de agosto de 2023

AS FEIRAS NOVAS EM 1855 (HÁ 168 ANOS)

 


AS FEIRAS NOVAS EM 1855 (HÁ 168 ANOS)

 Apesar de Portugal também ter sido atingido pela epidemia de cólera, o que, por exemplo, provocou a proibição da realização das feiras de Nossa Senhora da Agonia, em Viana do Castelo, na data habitual, Ponte de Lima, fruto da diligência dos mesários da Irmandade de Nossa Senhora das Dores,” Srs. Silva, Rocha e Pereira Pinto”, junto ao Governador Civil do Distrito de Viana do Castelo, Visconde de São Paio dos Arcos, conseguiu autorização para a realização das feiras anuais de 19, 20 e 21 de Setembro.

  E, com dias quentes e noites frias, muita gente, “principalmente na noite do fogo” e pouco trabalho para o médico-cirurgião Monteiro (só “foi chamado para ver um homem, que tinha levado um coice”), uma feira do gado “ animadíssima” e uma de “bestas muito concorrida”, com a presença “dos costumados capelistas, quinquilheiros, ourives, etc.”, e, grande novidade nesta área, a montagem de “duas lojas de fato feito”.

“ O fogo do ar foi sofrível; porém o preso é forçoso confessar que apresentou vistas tão variadas e de tão bem combinadas cores que faz muita honra ao artista que o fez.“ Reparo só mereceu a hora tardia dos mesmos: “Rogamos aos incansáveis oficiais da irmandade… que para o ano tomem o chá mais cedo para nos aviarem mais depressa, pois sem dúvida o fogo deve principiar-se a lançar-se a hora mais honesta.”

 Nos festejos estiveram as Bandas do Regimento de Infantaria 3 de Viana do Castelo (“a qual tocou muito, e com muito gosto, como sempre costuma: porém no teatro [D. Fernando] foi ela excelente. Recordaremos sempre com saudade a noite de 21 de Setembro de 1855 pelos trechos das óperas do Atila e Trovador que com tanto mimo executou a referida banda”) e a dos Artistas limarenses, que também tocou no “circo equestre”.

Fontes:

Jornal A Razão, Valença, ano de 1855 (de onde se extraíram, com grafia modificada, todos os “ ”).  

Relatório da Epidemia de Cholera-Morbus em Portugal nos anos de 1855, e 1856, feito pelo Conselho de Saude Publica do Reino, Parte I, Lisboa, Imprensa Nacional, 1858 (segundo este relatório, no distrito de Viana, em 1855, só Viana do Castelo e Caminha foram atingidos tendo a doença provocado 138 mortos (77 em Viana e 61 em Caminha).

Crédito da Imagem:

Fotografia do Álbum de Antero Frederico Ferreira de Seabra da Mota e Silva, divulgada por João Gomes d’Abreu (Ontem-Hoje – Vista geral da Vila de Ponte de Lima em 1858, Arquivo de Ponte de Lima, 1986), que a data de 1858. Sem dúvida obtida em dia de feira, mostra-nos uma Ponte de Lima semelhante ao que seria em 1855 (talvez, com a mais visível diferença de a Torre dos Grilos, à entrada da ponte, do lado da vila, ainda não ter sido começada a demolir, o que, segundo Miguel Roque dos Reys Lemos, Anais Municipais de Ponte de Lima, aconteceu em 1857 e 1858.

Sem comentários: