sábado, 9 de dezembro de 2006

77 MARAVILHAS DE PORTUGAL - A NOSSA PONTE

















A exemplo da iniciativa mundial que em 07/07/2007, em Lisboa, vai anunciar a escolha das “7 Maravilhas do Mundo”, entre os monumentos previamente seleccionados e propostos à votação em que todos podemos participar, também o nosso país, em processo idêntico e na mesma data, irá revelar, de entre os 21 monumentos finalistas, quais são as “7 Maravilhas de Portugal”.
Já se sabe que Portugal não terá nenhuma das 7 maravilhas mundiais. É conhecido que o Alto Minho não figurará na lista das maravilhas do país. Certo que, como em qualquer processo de selecção prévia, os métodos utilizados são discutíveis, mas os efeitos, claro, previsíveis — principalmente a maior valorização económica das regiões com monumentos “maravilhosos”, atraindo o chamado turismo cultural.
Deixando de lado as “Maravilhas do Mundo”, os promotores da iniciativa para Portugal convidaram 7 peritos que dos 793 monumentos nacionais estavam encarregados de nomear 77. Posteriormente, o que a organização designou como “Conselho de Notáveis”, um conjunto de 77 personalidades reunindo gente respeitável e gente “colunável”, gente de poder e gente de saber, escolheu os finalistas que aguardam o veredicto popular.
Como já se escreveu, o Alto Minho não terá nenhum monumento “maravilhoso”. Apesar de entre os 77 nomeados estarem a Igreja de Bravães (Ponte da Barca), a Misericórdia de Viana do Castelo, o Palácio da Brejoeira (Monção) e a Ponte sobre o Lima (Ponte de Lima), não entendeu o “Conselho de Notáveis” ser nenhum deles merecedor de passar a finalista. Pelo menos ficamos a saber que, no critério dos peritos, a nossa velha ponte (que na realidade são duas) está entre os 77 mais apreciáveis monumentos nacionais.

(Fotografia de Amândio de Sousa Vieira)

Sem comentários: