Em 1924, depois de Gago Coutinho e Sacadura Cabral terem, em 1922, efectuado a ligação aérea Lisboa-Rio de Janeiro numa viagem muito atribulada, necessitando de três aviões para completar a mesma (dois perderam-se, acidentados), Brito Pais e Sarmento de Beires, a que se juntou, em parte do percurso, Manuel Gouveia, realizaram uma façanha de semelhante envergadura, ligando Portugal a Macau.
Na falta de interesse do Governo, talvez ainda não refeito dos custos da viag

Novo movimento nacional de apoio, autorização do Governo, e em Maio é comprado, na Índia, um outro avião, o “Pátria II”, que levou à finalização da viagem, em Junho, percorridos mais de 16.000 Km, embora o aparelho, devido ao mau tempo, tivesse aterrado, de emergência e muito danificado, na China e não em Macau que apenas sobrevoou.

Dias depois, a Companhia partiria em digressão, “pela província”, iniciada em Santarém, a 4 de Junho.
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