José Rosa de Araújo, na sua "Página Regional de Arqueologia Artística e Etnografia - LIMIANA", que foi sendo publicada, entre 1969 e 1991, em folhetins, no jornal Cardeal Saraiva de Ponte de Lima, refere, em duas ocasiões, 18 de Janeiro de 1974 e 18 de Setembro de 1981, uma tapeçaria baseada em trabalho do grande pintor espanhol Goya (1746-1828).
No primeiro desses apontamentos, escreveu José Rosa de Araújo: "Quando visitava o imponente mosteiro do Escurial, um amigo que me acompanhava, pontelimense estremado, reparou no que representava uma tapeçaria de Goya, pendente da parede e junto da porta por onde passávamos:
- Olha a Vaca das Cordas!
Efectivamente, lá estava a vaca presa, por umas cordas, a arremeter e de que fugiam uns risonhos mancebos no meio de um cercado campestre, de onde espreitavam velhos e raparigas.
A gentil funcionária que nos acompanhava explicou que era, efectivamente, um tradicional espectáculo popular, existente ainda em Benavente e, à rápida explicação que nos fez dele, verificamos a perfeita semelhança com o de Ponte de Lima. (...)"
O trabalho de Goya de 1793, acima reproduzido, mostra "El toro enmaronado".
De acordo com José Rosa Araújo, "enmaronado, vem de maroma, isto é, segundo o dicionário, corda grossa."
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