quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

Ópera no Teatro Diogo Bernardes

“Ninguem o havia de dizer, há bem poucos annos, que esta vila chegaria a assistir á representação de uma companhia lyrica!
Pois é ver as voltas que o mundo dá, que não foi preciso esperar pelos netos; é já nos nossos dias que este notável acontecimento se váe passar!!
Apraz-nos pois noticiar, que um grupo de artistas da excellente companhia do real Theatro de S. João do Porto, se propõem levar á cena no theatro «Diogo Bernardes» nos dias 12 e 13 de Março, as belas operas D. Paschoal e Elixir d’amore, nas quaes tomará parte Carbonetti, que alli tem conquistado triumphos repetidos e bem marecidos applausos.
Positivamente um sucesso digno de ser por todos nós vivamente festejado.
A assinatura para estas duas únicas récitas está aberta, desde hoje até o dia 4 d’aquelle mez, no estabelecimento do sr. João de Sousa Pereira Lobato.”

Esta notícia, do jornal “A Semana”, no seu número 250, de 25 de Fevereiro de 1897, transporta-nos para um tempo em que o Teatro Diogo Bernardes abria as suas jovens portas para deixar os ponte-limenses fruir, na sua terra, novas experiências culturais.
As anunciadas óperas são da autoria musical do italiano Gaetano Donizetti (1797-1848) e tiveram estreia no Théatre Italien, Paris, em 1843, o “Don Pasquale” (libreto de Giovanni Ruffini), e no Teatro della Canobbiana, Milão, em 1832, “O Elixir do Amor” (libreto de Felice Romani).
Filme montado com imagens recolhidas em 1948, da Ópera Don Pasquale.
["A Semana", recolha de Luís Dantas]

Sem comentários: