domingo, 12 de outubro de 2008

ANTÓNIO MATOS REIS

António Matos Reis (Fornelos, Ponte de Lima, 1943) acaba de ser distinguido com o Prémio A. de Almeida Fernandes, instituído em 2004 pela fundação Dona Mariana Seixas, de Viseu, e que distingue anualmente estudos de investigação de história medieval portuguesa.
Entre as 18 candidaturas, de obras publicadas em 2006 e 2007, o júri premiou “História dos Municípios [1050-1383], que a Livros Horizonte editou em 2007, na colecção Horizonte Histórico.
Este prémio é mais um reconhecimento à qualidade do nosso conterrâneo, um dos mais importantes investigadores portugueses da história do municipalismo e dos municípios portugueses e o nome que traz associado – Armando de Almeida Fernandes – é uma justa homenagem a um brilhante e, por vezes, controverso autor a quem o concelho de Ponte de Lima ficou a dever um testemunho de gratidão, atendendo ao valioso contributo que deu para o conhecimento histórico do nosso município em obras como “Ponte de Lima na Alta Idade Média” (1960) e “Ainda Ponte de Lima Altimediévica” (1963).

1 comentário:

João Pereira de Amorim disse...

Ohistoriador Matos Reis Merecia outro reconhecimento na sua terra.
É tempo de dar valor a que verdadeiramente o merece.

João Pereira de Amorim