segunda-feira, 10 de outubro de 2016

FADO REPUBLICANO




     
   No mesmo dia em que a administração da Câmara Municipal de Ponte de Lima passava, oficialmente, para as mãos dos republicanos, Reinaldo Varela (Ponte de Lima[ii], 1861 - Lisboa, 1940), criava o seu Fado Republicano.[iii]


    Reinaldo Varela, herdeiro de tradição familiar, possuía formação musical e distinguiu-se como compositor, guitarrista, cantor e professor, tendo elaborado vários compêndios, entre eles, os publicados com os títulos (grafia actualizada) de "Compêndio mais correcto e aumentado para aprender a tocar guitarra sem música e sem mestre", "Método prático e simples para aprender a tocar bandolim sem música", "Método fácil de viola-francesa para aprender sem música", "Breves explicações sobre o processo de tocar guitarra e bandolim, pelo sistema de algarismos".
     O seu nome ficará, para sempre, ligado à história do fado, quer como compositor (os seus fados ainda são interpretados, na actualidade), quer como cantor, sendo-lhe atribuída, desde 1904, a gravação de cerca de 150 discos.
     Este artista actuou em Ponte de Lima, em diversos locais, entre eles o Teatro Diogo Bernardes.


[i]- Desde 2006, por diversas vezes, nos referimos a esta personalidade (http://limianismo.blogspot.pt/search?q=reinaldo+varela).
[ii]- Na obra Figuras Limianas, Município de Ponte de Lima, 2008, existe texto da responsabilidade de José Aníbal Marinho Gomes, com biografia desta personalidade e onde a questão da sua naturalidade merece ponderação.
[iii]É agora possível verificar a existência de uma versão (desconhecemos se a original) com diferenças da modernamente gravada por diversos intérpretes, como, entre outros, Vitorino, e com a particularidade de ser executada por Reinaldo Varela.

Sem comentários: