quarta-feira, 5 de abril de 2017

A RODRIGUES ALVES, NO TEJO CUMPRIMENTOS DO LIMA

HISTÓRIAS DO LIMA
A RODRIGUES ALVES, NO TEJO CUMPRIMENTOS DO LIMA

José Sousa Vieira


    
   A 22 de Maio de 1907 fez escala em Lisboa, em viagem para Inglaterra, o paquete Aragon, vindo do Rio de Janeiro e trazendo, entre os seus passageiros, Francisco de Paula Rodrigues Alves que, de 15 de Novembro de 1902 a 15 de Novembro de 1906, havia sido Presidente da República dos Estados Unidos do Brasil.
    Na terra natal do seu pai, Domingos Rodrigues Alves, nascido no lugar do Silveiro, na freguesia da Correlhã, a 23 de Dezembro de 1818 e, então, ainda vivo e a residir no Brasil, para onde tinha partido em 1832, em Sessão Ordinária, a Câmara Municipal de Ponte de Lima, reunida a 18 de Maio e já conhecedora da jornada, havia decidido solicitar ao Padre João Inácio de Araújo Lima que a representasse na recepção que se estava a preparar, na Capital, ao ilustre homem de Estado.
   Do desempenho da sua tarefa deu conta o Padre Araújo Lima, em ofício datado de 23 de Maio, dirigido ao Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima, Francisco d’Abreu Pereira Maia, referindo, como novidade, o «vivo desejo de visitar Ponte do Lima, no regresso da viagem a Inglaterra», do Dr. Rodrigues Alves.
   
   Pela imprensa da época, no caso através do jornal Aurora do Lima, entre outros pormenores, sabemos que o Padre Araújo Lima interrogou o Dr. Rodrigues Alves se lhe poderia enviar uma «colecção de bilhetes-postais da linda terra de seu pai», ao que o ex-presidente solicitou que lhos remetesse para Londres, e que «muito estimarei vê-los lá».
   Pois como prometido e divulgado, em Outubro do ano seguinte, 1908, durante alguns dias, o Dr. Rodrigues Alves visitou várias localidades no nosso país. A 29 de Outubro esteve em Ponte de Lima, onde permaneceu das 14 até pouco depois das 17 horas, e de onde dizem ter sido recebido com muito carinho.
    Não querendo deixar passar despercebida essa visita, na Sessão de 07 de Novembro desse ano, da Câmara Municipal de Ponte de Lima, presidida por José Maria d’Abreu de Lima, o vereador José Correia de Sá, «comemorando a gentileza do ilustre cidadão brasileiro e em homenagem ao seu nome prestigioso e merecimentos superiores, de que o concelho tem razão de se orgulhar, propunha que o actual Campo dos Touros passe a denominar-se Largo Doutor Rodrigues Alves». E, com o apoio dos restantes membros do executivo municipal, teve assim o Sr. Dr. Rodrigues Alves o seu nome na toponímia da vila limarense.


   Ilustrações: - Capa na Revista Brasil-Portugal, com desenho representando o Dr. Rodrigues Alves, com a particularidade de ser da autoria de um limarense: Alfredo Cândido.
                         - Uma das fotografias, de Benoliel, obtidas durante a curta estadia (cerca de 6 horas) em 22 de Maio de 1907

Sem comentários: